O grupo Teoria Crítica conta com oito Instituições Sedes
O Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação atualmente desenvolve suas investigações científicas em oito Instituições Sedes: 1) na UFSCar, desde 1991, com os pesquisadores Antônio Álvaro Soares Zuin e Luiz Roberto Gomes; 2) na UNIMEP, desde 1996, com os pesquisadores Bruno Pucci, Belarmino Cesar Guimarães da Costa, Nilce Maria A. S. de Arruda Campos e Ana Carolina K. Barcellos; 3) na UNESP-Araraquara, desde 2000, com os pesquisadores Renato Bueno Franco, Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória e Ari Fernando Maia; 4) na PUC-Minas, desde 2006, com as pesquisadoras Rita Amélia T. Vilela e Magali Reis; 5) na UFES, desde 2010, com o pesquisador Robson Loureiro; 6) na UFLA, desde 2012, com os pesquisadores Luciana Azevedo Rodrigues e Carlos Betlinsky; 7) na USF, desde 2016, com a pesquisadora Luzia Batista de Oliveira Silva e Allan da Silva Coelho; 8) na UNESC, desde 2017, com o pesquisador Alex Sander da Silva; 9) Na UNESP-Rio Claro, desde 2023, com o pesquisador Fabio Caires Correia; 10) Na UFG, desde 2021, com a pesquisadora Márcia F. Torres Pereira. Em cada Instituição Sede se desenvolvem grupos de pesquisas específicos, vinculados ao Grupo Teoria Crítica e Educação. Além dos docentes das Instituições Sedes, fazem parte do Núcleo-Base do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação os docentes Luiz Hermenegildo Fabiano e Robespierre de Oliveira, ambos da UEM-PR.
Sede Institucional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Pequeno Histórico
O grupo: “Teoria Crítica e Educação – UFSCar” desenvolve atividades de estudos e pesquisas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde o ano de 1997. Este grupo é um desdobramento do grupo “Teoria Crítica e Educação”, fundado na UFSCar em agosto de 1991. Formado por pesquisadores e estudantes da UFSCar, o grupo: “Teoria Crítica, Educação – UFSCar” investiga as contribuições de pensadores da chamada Teoria Crítica para a educação. A identificação do grupo como referência nacional nesta temática pode ser constatada por meio da seguinte produção acadêmico-científica: 1) Publicação de dezenas de livros, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos indexados; 2) A organização de dezenas de livros; 3) Elaboração de várias traduções, sobretudo do original alemão e a publicação de algumas dessas traduções em livros e artigos de periódicos indexados; 4) Apresentação de centenas de trabalhos em congressos científicos; 5) Quatro trabalhos de iniciação científica premiados em congressos de iniciação científica; 6) Apoio do CNPq (Realização de eventos, Bolsa Produtividade em Pesquisa, Bolsas de Doutorado e Iniciação Científica), da FAPESP (Realização de eventos, Auxílio à Pesquisa, Auxílio Publicação e Pós-Doutorado no Exterior) e da CAPES/DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico- Bolsa/Pesquisador); 6) Dezenas de orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado concluídas; 7) Participação na organização de dezenas de eventos, com destaque para os Colóquios Nacionais sobre Teoria Crítica e Educação realizados na UNIMEP e com apoio da UFSCar e da UNESP-Araraquara; 8) Realização do Congresso Internacional: “Teoria Crítica e Inconformismo: tradições e perspectivas” que ocorreu no período de 8 a 12 de setembro de 2008 na Universidade Federal de São Carlos e recebeu apoio da FAPESP, CAPES, CNPq e PPGE-UFSCar; organização do Congresso Internacional “Tecnologia, Violência e Memória”, em 2016, na Universidade Federal de São Carlos; 9) Participação na realização do VII Congresso Internacional de Teoria Crítica: Natureza, Sociedade: crises, na Unicamp, em setembro de 2010, com apoio do CNPq, Capes e Fapesp. 10) participação na organização do VIII congresso internacional da UNESP.
Participantes
Antônio A.S.Zuin (Coordenador), Luiz Roberto Gomes (Vice-Coordenador) e Newton Ramos de Oliveira (In Memoriam), Darlan Marcelo Delgado (Pós-doutor), Alessandro E.Oliveira (Doutor), Janaina Roberta dos Santos (Doutora), Renato Crioni (Doutor), Artieres Estevão Romeiro (Doutor), José Roberto Lemos (Doutor), José Eduardo Balikian (Doutor), Ana Carla S. Batista (Doutor), Marsiel Pacífico (Doutor), Rosiane Maria Silva (Doutor) e Antonio Igo Barreto Pereira (Doutor), Elvis Francis Furquim de Melo (Doutor), Marcelo Garcia Navarro (Doutor), Marcelo Alexandre dos Santos (Doutor), Lucy Mary Valentim (Doutora), Camila Perez (Doutora), Ana Helena Lopes (Mestre), Paulo Rogério da Silva (Doutor), Drieli Gingarelli (Mestre), Paula Siqueira (Mestre), David Silva Bet (Doutor), Karen de Cássia Silva (Mestre), Leonardo Henrique Brandão Monteiro (Doutorando), Natália Menin (Mestranda), Yara Magalhães (doutoranda), Rosângela Trabuco Malvestio da Silva (Doutora), Erika Giacometti (Doutora), José Paulo Gatti (Doutor), Marcelo Garcia Navarro (Doutor), Nilo Agostini (Pós-doutor), Sandra Olades (Doutoranda), Guilherme Rotinberg (Doutorando), Ivone Tavernard (Doutoranda), Rodrigo Ferreira Telles (Doutorando), Helga Caroline Peres (Doutoranda), Mariana Bergo (Doutoranda), Edson Guilherme Souza (Mestrando), Géssio Morineto (Graduando), Ana Paula de Sá (Pós-doutoranda), Juranildo Alves de Carvalho Junior (Mestrando)
Encontros/Reuniões
Reuniões Mensais
Outras Informações
Atualmente, as temáticas de pesquisa articulam-se em torno de dois eixos principais:1 O YOUTUBE E A IMAGEM DO PROFESSOR: DILEMAS DA AUTORIDADE PEDAGÓGICA EM TEMPOS DA CULTURA DIGITAL (Pesquisador coordenador responsável: Prof. Dr. Antonio A. S. Zuin) O projeto de pesquisa tem, como principal objetivo, investigar o modo como o conceito de autoridade pedagógica se atualiza, por meio da análise das manifestações dos alunos e dos professores postadas no YouTube, o que implica pesquisar e refletir sobre as transformações da imagem do professor em tempos da chamada cultura digital. Seguindo esta linha de raciocínio, tem-se, como hipótese de trabalho, que, em tempos da cultura digital, a relações de poder entre alunos e professores, expostas espetacularmente no YouTube, fomentariam a redefinição do conceito de autoridade pedagógica. Na sociedade da cultura digital, na qual a pressão para emitir a própria imagem compele os indivíduos a se exporem de forma inaudita, os professores e alunos manifestariam o que pensam da profissão de ensinar numa espécie de arena ciberespacial, diferentemente dos acordos tácitos que caracterizavam as relações de poder de tais agentes nos tempos em que prevalecia o denominado currículo oculto. 2) “Teoria Crítica e Formação Ético-política (Pesquisador Coordenador Responsável: Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes)Com base na hipótese de que há, necessariamente, uma relação intrínseca entre política e formação, o objeto delimita-se em vários programas de investigação, circunscritos em torno de três questões fundamentais de pesquisa: a) sendo a dimensão política inerente ao conceito de Bildung (formação cultural), como tal dimensão se constitui na sociedade? b) Que participação e/ ou responsabilidade teria a instituição escolar na formação política da sociedade? c) como a aula, ao tematizar a questão política inerente à formação cultural, materializa-se como instância didática de ensino, educação e formação?ContatoAntônio A. S. Zuin dazu@ufscar.br Luiz Roberto Gomes luizrgomes@ufscar.br
Sede Institucional da Universidade Estadual Paulista de Araraquara (UNESP - Araraquara)
Pequeno Histórico
O Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica: Tecnologia, cultura e formação foi criado por iniciativa do Prof Dr. Renato Franco na FCL UNESP Araraquara, no Departamento de Antropologia Política e Filosofia do Curso de Ciências Sociais, no final de 2000. Iniciou efetivamente suas atividades no ano seguinte. Em seu trajeto, assimilou o GEP Indústria Cultural e Educação, também da UNESP. Promove reuniões semanais de estudo em todos os semestres letivos, estimulando a disseminação da Teoria Crítica no país e a formação de pesquisadores acadêmicos capazes de adotar de forma consequente tal prisma teórico.O GEP Teoria Crítica: tecnologia, cultura e formação da FCL UNESP Araraquara é associado ao GEP Teoria crítica e educação, sediado na UNIMEP (Piracicaba), na UFSCAR (São Carlos), na UNICAMP (Campinas), com o qual partilha atividades científicas e acadêmicas, além da organização de eventos científicos.
Objetivos:
Voltado ao estudo das obras de Max Horkheimer, Theodor Adorno, Walter Benjamin e Herbert Marcuse, tem como objetivo fundamental tanto o exame rigoroso dos conceitos e das concepções elaboradas por esses autores quanto a gestação de uma atitude teórica capaz de conferir atualidade a tais teorias e de estabelecer um prisma metodológico-analítico apto a oferecer interpretações originais sobre as várias dimensões da sociedade brasileira na era da mundialização da economia e da cultura.
Resultados
Em conjunto com o Grupo Teoria Crítica e Educação, o GEP Teoria Crítica: tecnologia, cultura e formação desenvolveu inúmeras atividades de produção científica na área, entre as quais : 1) – Organização de quatro Colóquios Nacionais e quatro Congressos Internacionais; 2)- Publicação de 24 livros; 3) Realização de três edições do simpósio Indústria Cultural e Educação (SINCE),na FCL UNESP Araraquara, os quais deram origem a dois livros. 4) Articulação com Grupos de Pesquisa da Universidade de . Leipzig e Univ. Frankfurt, DE; na Alemanha. 5)-Apoio institucional: CNPq,FAPESP, VUNESP, CAPES, FUNDUNESP 6)-Desenvolvimento de pesquisas no GEP da UNESP: 30 trabalhos de iniciação científica, 8 mestrados, 8 doutorados.
Linhas de Pesquisa:
1-Tecnologia e produção cultural na época da globalização. Esta linha de pesquisa tem como objetivo analisar os impactos da tecnologia na produção cultural, identificando as transformações ocorridas nesse campo de atividades.2-Arte cultura e sociedade. O objetivo dessa linha de pesquisa é o de analisar as complexas relações entre produção artística e sociedade, considerando a forma estética como conteúdo social sedimentado.3-Teoria crítica: análise social e psicanálise. O objetivo dessa linha de pesquisa é investigar as transformações da subjetividade no capitalismo tardio e seus novos modos de produção, enfocando assim as relações entre o indivíduo e a sociedade..4-A tecnologia como processo. O objetivo dessa linha de pesquisa é o de analisar e caracterizar o processo tecnológico em suas diferentes nuances, considerando-o como típico do capitalismo e como processo de dominação.Pesquisadores permanentes: Renato Bueno Franco (Líder); Luiz Antonio Nabuco Calmon Lastoria (Vice-Lider); Raul Fiker; José Pedro Antunes.Pesquisadores associados: Márcio Benchimol Barros; Débora Cristina de Carvalho; João Mauro Gomes Vieira de Carvalho; Juliana Rossi Duci; Luis Frenando Altenfelder de Arruda Campos.Pesquisador convidado: Bruno Pucci;Colaborador estrangeiro: Mateu Cabot Ramis
Estudantes
Doutorandos: Elaine Cristina Scarlatto; Giuliana Sorbara Ferreira; Mestrandos: Elaine Cristina Moraes Santos; João Mauro Gomes Vieira de Carvalho; Graduandos: Diêgo Valério de Godoy Delmônico; Igor Lula Pinheiro Silva; Lucas Paolillo Barboza; Aline Shaaban Soler; Marcelo Henrique Martins;ContatoLuiz A. Calmon Nabuco Lastória lacalmon@uol.com.br Renato Bueno Franco rbfrancoforte@hotmail.com
Sede Institucional da Universidade Estadual Paulista de Rio Claro (UNESP - Rio Claro)
Pequeno Histórico
Objetivos
Resultados
Linhas de Pesquisa:
Pesquisador convidado:
Colaborador estrangeiro:
Estudantes:
Contato: Prof. Dr. Fábio Caires Correia fabio.caires@unesp.br
Sede Institucional Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC - Minas)
Pequeno Histórico:
O grupo de Teoria Crítica na PUC-Minas existe desde 2004, está registrado no DGP/CNPq com o nome “Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância”. Seu endereço para acessar o espelho é:dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1137288687033423O Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância, foi criado após a fusão de dois grupos de pesquisa que vinham trabalhando de maneira integrada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PGEd/PUC Minas), sendo o primeiro grupo intitulado Educação da Infância Cultura e Sociedade (GEICS) que se constituiu em 2007, sob os auspícios da PUC Minas, inicialmente no campus de Poços de Caldas, em 2009 passa a integrar o PGEd da Universidade e o segundo intitulado: Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Crítica e Pesquisa Empírica. O GEICS esteve, até o ano de 2013, sediado em Belo Horizonte, onde ocorriam seus encontros, estudos e pesquisas sobre Sociologia da Educação – Infância, Cultura e Currículo. Em 2014 houve a fusão com o Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Pesquisa Empírica, coordenado pela Dra. Rita Amélia Vilela. Das várias produções conjuntas dos antigos grupos de pesquisa surge o NUPES, de cujas atividades acadêmicas participam profissionais e pesquisadores, embrenhando e desvelando os muitos percursos que constituem o universo cultural da Educação, das infâncias e das crianças contemporâneas. O NUPES reúne estudiosos, pesquisadores e profissionais que têm a Educação, as crianças e suas infâncias como foco de suas teorizações, abordando diferentes aspectos do cotidiano delas e suas bases de formação. O tema central de nossos estudos, tem procurado colocar diante da comunidade acadêmica e dos profissionais de educação uma parte de nossas reflexões, que, consideramos ser capazes de representar nosso pensamento, cuja orientação teórica está referenciada no campo das ciências sociais, em especial à teoria crítica e sua interlocução com a educação.Atualmente a líder do NUPESPUC MINAS/DGP/CNPq é a Profa. Dra. Magali Reis, Graduada, mestre e Doutora em Educação pela Unicamp, e a Segunda líder Rita Amélia Teixeira Vilela – Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Educação pelo IESAE/ Fundação Getúlio Vargas – RJ e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Frankfurt , Alemanha.Contato: magali_reis@pucminas.br e magali.reis33@gmail.com rivilela@uol.com.brDoutores e Mestres que atuam no Núcleo de Pesquisa Social:
Doutores:
Luciete de Cássia Souza Lima BastosSimei Santos AndradeMarcelo dos Santos IsidórioMayrla Andrade Ferreira Ana Paula Braz MalettaMaria das Graças OliveiraAna Consuelo RamosEdna Gomes RorizMaria Helena dos Santos MorraKátia Aparecida de Souza e Silva
Mestres:
Ariany da Silva BezerraLuzia Maria WerneckFlávia Filomena Rodrigues da MataThiago Luiz Santos de OliveiraDoutorandos e Mestrandos que atuam no grupo:
Lucas Reis ÁvilaPaulo Bruno Corrêa[1] Orientando do Prof. Amauri C. Ferreira. Geová é estudioso da obra de Kant e tem colaborado com os estudos do NUPES.
Sede Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Pequeno Histórico
GEPEFIL/NEPEFIL – Grupo de estudos e pesquisa do Núcleo de estudos e pesquisa em educação, filosofia e linguagens (Nepefil) – Teoria Crítica e SociedadeO Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens (Gepefil) é vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens, do Centro de Educação da Ufes (Nepefil – Teoria Crítica e Sociedade). O Grupo foi formado em 1999, com o intuito de realizar estudos e pesquisas em torno de questões relativas à filosofia, à educação em diálogo com a diversidade de linguagens que envolve as artes e as ciências, a partir do referencial da Teoria Crítica da Sociedade. Atualmente, o Núcleo tem sede no 1º piso do prédio Maria de Jesus de Oliveira Borgo (Maje) onde estão localizados a Biblioteca Setorial, o Colegiado de Curso de Pedagogia e outros Núcleos e Laboratórios, situado entre os prédios do IC-III e IC-IV (Campus de Goiabeiras &nda sh; Ufes). O Nepefil agrega docentes e discentes de diversas unidades da Universidade Federal do Espírito Santo e de outras Instituições Federais de Ensino Superior. Desde 2010 está vinculado ao Grupo de Estudos de Pesquisa Teoria Crítica e Educação (GEP), sede UFScar/Unesp, mediado pela participação de seu líder – cadastro CNPq -, Robson Loureiro, no referido GEP.
Coordenação:
Prof. Dr. Robson Loureiro Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Edson Maciel Júnior
Sub-Coordenação:
Profª Drª Luciana Molina Queiroz
Pesquisadores doutores:
Dr. Antonio Vidal Nunes (CCHN/Ufes) Dr. Edson Maciel Júnior (Deps/Ufes) Dr. Emerson Campos Gonçalves (Egresso PPGE/Ufes) Dr. Filicio Mulinari (Ifes/Itapina/ES) Dr. João Assis Rodrigues (Deps/Ufes) Drª Luciana Molina Queiroz (Egressa – Filosofia/Ufes/ PPGF PPGL/Unicamp) Drª Mariana Passos Ramalhete (Ifes/VNI/ES) Dr. Maurício Abdalla Guerrieri (CCHN/Ufes) Drª Priscila Monteiro Chaves (DLCE/PPGE/Ufes) Dr. Rafael Nogueira Costa (UFRJ/Macaé) Dr. Robson Loureiro (Deps/PPGE/PPGL/Ufes) Drª Samira da Costa Sten (Faced/UFBA) Dr. Vitor Cei (DL/PPGL/Ufes) Dr. Wilberth Clayton Ferreira Salgueiro (DL/PPGL/Ufes)Pesquisadores DoutorandosAdolfo Miranda Oleare (Ifes/Vitória/ES) Adriana Vieira de Souza (SEMED/ES) Kênia Faria Brant (Instituto Federal/Governador Valadares/MG)
Professores Mestrandos
Monique Greice Malta Cardoso (PPGE/Ufes)
Professores Graduados
Profª Alline Gomes Garcia Prof. Lucas Henrique Barros Prof. Stélio BrosseghiniAcadêmicos em GraduaçãoHiasmin da Silva Espírito Santo (História/CCHN/Ufes) Lorenzo de Brito Rodrigues (História/CCHN/Ufes) Gabriel Uccelli (Física/CCE/Ufes)Tel.: 27- 40097766
Sede Institucional da Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Pequeno Histórico
A sede Institucional da Universidade Federal de Lavras do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação está constituída de 3 Grupos de Pesquisa com suas respectivas linhas de pesquisas:
1). Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica, Educação e Educação Física- UFLA
Coordenadores:
Luciana A. Rodrigues e Marcio Norberto FariasEm 2007, foram dados os primeiros passos para a criação do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação – UFLA com as reuniões semanais do Prof. Márcio N. Farias, da Profa Luciana Azevedo Rodrigues com as estudantes Darlene Isabel Ferreira, Ártemis Marques Alvarenga e Aline Torres S. Silva, para estudar o texto “Corrosão do Caráter: consequências sociais do novo capitalismo”, de R. Sennet, que inaugurou o estudo de textos seguintes dentro da tradição de pensamento da Teoria Crítica da Sociedade em especial, de Adorno, Horkheimer, Benjamin e, mais recentemente de C. Türcke. Em 2008, a consolidação das reuniões de estudo levou o Grupo de Pesquisa a obter seu cadastramento na Plataforma Lattes, assim como deu início ao desenvolvimento de pesquisas sobre novas tecnologias e formação docente. Foi a partir delas foi criado o projeto denominado ” Cinema Com Vida “, comprometido em promover exibições e debates de filmes e pesquisar as potencialidades da arte cinematográfica na formação cultural docente a partir do referencial da Teoria Crítica da Sociedade. Neste momento, o Grupo, com a participação dos novos estudantes — o licenciando em Matemática Thalles Martins e outros três licenciandos em Educação Física: Camila Sandim de Castro, Fernando Cardoso Montes e Carlos Augusto Magalhães Júnior –, promoveu encontros para leitura dos textos de Minima Moralia e Dialética do Esclarecimento. A partir de 2010, além da promoção de Saraus Culturais e Colóquios, o grupo de pesquisa, em articulação com o Projeto Cinema Com Vida, subsidiou a criação de uma linha de estudos intitulada Teoria Crítica e Educação, no Curso de Mestrado Profissional em Educação, implantado na Universidade Federal de Lavras em 2011-2. A partir deste mesmo ano, além de receber a contribuição das conferências do Prof. Renato Bueno Franco e de seu Seminário sobre W. Benjamin, o grupo foi fortalecido com a chegada dos professores Carlos Betlinski, Vanderlei Barbosa, e em seguida, da professora Dalva de Sousa Lobo, que passaram a participar de suas reuniões semanais. Durante o período de 01 de novembro de 2016 e outubro de 2017 com o afastamento dos coordenadores do Grupo de Estudos, Profa. Luciana A. Rodrigues e Prof. Marcio N. Farias, para realização de seus pós-doutoramentos em Leipzig, Alemanha, as reuniões de estudo puderam prosseguir com o apoio dos referidos docentes. Com a volta dos coordenadores ao Grupo, e a experiência acumulada ao longo de 2017, em 2018 pelos membros do grupo, foi construída uma proposta de Pesquisa sobre Cinema Novo e Formação Cultural Docente que, desde 2019, tem permitido continuar as questões abordadas nos pós-doutoramentos relativas à potencialidade estética do cinema novo de prender e fortalecer a atenção humana e, portanto, de poder ser um forte aliado contra o processo atualmente em curso de enfraquecimento e de dessedimentação da atenção humana, produzida com os choques imagéticos. Ainda em 2019, contudo, a Profa Dalva de Souza Lobo, o Prof. Vanderlei e em seguida o Prof. Carlos Betlinski se afastaram das reuniões para se dedicar aos seus próprios Grupos de Estudos mais diretamente voltados a seus objetos de pesquisa. Desde este ano, os encontros do Grupo de Pesquisa começaram a impulsionar uma retomada de estudos sobre o lugar do corpo humano, sua dimensão física e social. Esta retomada foi adensada com o reencontro em 2020 de seus coordenadores com duas pesquisadoras e amigas do campo da Educação Física que também estudam Teoria Crítica. Tal reencontro, levou ao ingresso das mesmas no Grupo, e devido à formação e atuação dos coordenadores do Grupo na área da Educação Física, associadas à volta de integrantes do grupo que fizeram Mestrado e Doutorado em Educação, licenciados em Educação Física, e devido especialmente às questões do tempo presente que apontam para processos sociais autoritários que desmembram cada vez mais o corpo humano e sua dimensão sensível, simbólica, física, social e expressiva, o Grupo tem sido levado a estudar as imagens em movimento em articulação com as artes do movimento corporal na educação. Com isto o nome do Grupo foi alterado para Grupo de Estudos Teoria Crítica, Educação e Educação Física – UFLA. Em síntese, sob a nova denominação, o Grupo tem conservado sua referência ao pensamento de W. Benjamin, T. Adorno, M. Horkheimer, C. Türcke, aprofundado suas relações com a tradição do cinema neorrealista, e mais recentemente, se aproximado de estudos sobre as artes corporais que compõem uma tradição em que o corpo humano e seus movimentos são valorizados na sua dimensão “neorrealista”, para promoção de uma educação contrária a barbárie. Isso tem sido feito com o propósito de problematizar os diferentes processos sociais que tem desmembrado as ações/interações/percepções e imaginações humanas e reduzindo-as a algo meramente físico, pontual e isolado. Ou seja, tanto a arte cinematográfica quanto as artes do corpo e do movimento corporal humana são buscadas para inventar caminhos de resistência para formação humana. Os atuais participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica, Educação e Educação Física – UFLA são os seguintes: Pesquisadores/ doutores: Luciana A. Rodrigues, Marcio Norberto Farias, Camila Sandin de Castro, Ana Carla Dias Carvalho, Andreia Cristina Peixoto Ferreira, Cristiane Valeria da Silva; Mestre: Carlos Augusto Magalhães Junior. Mestrandos/as: Rosana Ferreira; Valéria Aparecida Costa; Ana Paula Corrêa; Eduarda Silva Vivas; Suellen Barbosa Memento; Daniela Aparecida de Melo Costa; Bruna Beatriz da Rocha; Paloma Cristine Santos de Souza; Karen Raíssa Nunes; Uliania Marinho Rodrigues; Iniciação Científica: Liliane Primo Freire; Larissa Cardoso Oliveira; Marcelino da Costa Ramos; Taís Virgínia de Melo Almeida.
Contato:
Luciana A. Rodrigues: email: luazevedo@ufla.br
2). Grupo de Pesquisa Movimento, Sabedoria, Ideias e Comunhão – Mosaico
Coordenadores:
Vanderlei Barbosa e Carlos BetlinskiO Grupo de Pesquisa Movimento, Sabedoria, Ideias e Comunhão (MOSAICO) vinculado à Sede Institucional da Teoria Crítica da Sociedade da Universidade Federal de Lavras e ao Departamento de Educação foi certificado pelo CNPQ em dezembro de 2018 e a primeira reunião do Grupo foi realizada no dia 21 de fevereiro de 2019 às 14h, nas dependências do Departamento de Educação – DED/UFLA. Desde o final de 2018 o Grupo vem se preocupando com temáticas voltadas para o Pensamento Latino-Americano que agregam quatro elementos: Movimento, elucidando a concepção aristotélica que define o movimento como passagem de potência a ato; concepção de Héraclito, salientando que “tudo flui”, isto é, um mundo em movimento perpétuo. Sabedoria, termo filosófico “sophia”, caracterizada pela qualidade da sensatez, prudência; ou numa perspectiva teológica que edifica uma literatura sapiencial advindo e inspirado pelas coisas divinas e humanas; ou até mesmo numa perspectiva poética adeliana correspondente a uma simplicidade cotidiana. Ideias, caracterizada pela máxima socrática “Só sei que nada Sei”, expressando a humildade que corroborar na construção de um pensamento alicerçado pela imaginação, fantasia, desejo, aventura no universo do desconhecido. Comunhão, considera-se que tudo está interligado, ou seja, uma concepção política, educacional, religiosa, que busca um bem comum em prol da Unidade. Os componentes do grupo se reúnem semanalmente, às quintas-feiras, às 14h, no Campus Histórico da UFLA; seus pesquisadores provêm das diversas graduações dessa instituição, como também há a participação de pesquisadores do programa de pós-graduação em Educação, além de pesquisadores externos à UFLA. Objetivo Geral: Estudar as obras fundamentais da cultura brasileira, latino-americana e clássica, sobretudo, nas áreas de Filosofia, Teologia, Literatura, História, Antropologia e Pedagogia. ObjetivosEspecíficos: Conhecer as raízes da cultura brasileira, latino-americana e clássica; apropriar-se das ideias dos principais expoentes do pensamento da teoria crítica nacional e latino-americana; dialogar, a partir de nossa identidade cultural com autores clássicos da Teoria Crítica da sociedade; socializar conhecimento por meio de eventos acadêmico-científicos. Pesquisadores Doutores: Vanderlei Barbosa, Carlos Betlinski, Antonio Vidal Nunes, Gilberto aparecido Damiano, Warlley Ferreira Sahb, Ernesto Prado Cordero. Mestres: Ellen Maira de Alcântara Laudares, Maria Camila Lima, Maria do Rosário Henriques Barbosa, Dulcineia Aparecida Ferraz Ribeiro, Jossuí Basílio Mendonça Maia, Hans Henrique da Silva, Mendonça, Simone Aparecida Botega. Mestrandos: Marília Eduardo da Silva, Vanessa Mattos Magalhães Milêu, Amanda Naves Rodrigues e Ana Paula Batista Protacio. Graduandos: Jefferson da Costa Moreira, Andressa Luíza Dias Caldas, Miguel, Caroline, Aparecida Carmem de Oliveira, Caroline Souza Silva e Miguel Vieira Tavares Costa. Organização de Eventos: – IV Simpósio de Educação e Espiritualidade: Pedagogia da Unidade: Por uma Cultura da Proximidade, realizado entre os dias 17 a 19 de maior de 2019 na Universidade Federal de Lavras – UFLA, Lavras/MG. – I Colóquio de Pesquisa sobre o Pensamento Latino-Americano – COPPEL: As vozes Ignoradas na América Latina, realizado no dia 23 de novembro de 2019 na Universidade Federal de Lavras – UFLA, Lavras/MG.
3). Grupo de Pesquisa: Literatura, Linguagem, Tradução Intersemiótica e Formação Docente (Intersignos).
Coordenadora:
Dalva de Souza Lobo. Objetivo do grupo: investigar as relações entre a arte, a cultura e a literatura visando compreender como se configura a tradução intersemiótica entre diferentes linguagens e suportes e sua implicação na produção de sentidos, considerando o diálogo com a Teoria Crítica, sobretudo, em relação à tecnologia midiática, compreendida na perspectiva crítica. Outro ponto relevante remete à formação docente visto que as investigações sobre a interface entre arte, cultura e literatura, bem como a performance de leitura derivam em possibilidades de construção de espaços férteis para reflexões e práticas pedagógicas mais significativas. Pesquisadores: Doutores: 2; Mestrandos: 4; Graduação: 4.
CONTATO:
Dalva de Souza Lobo — E-mail: dalva.loobo@ufla.br — Fone: (35)-99976-5931.
Sede Institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
Pequeno Histórico
No ano de 2010 com o ingresso do professor Alex Sander da Silva no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC, para atuar na linha de pesquisa Educação e Produção de Conhecimentos nos Processos Pedagógicos, foi iniciado o projeto de pesquisa com o título Estudos sobre Educação, Formação Cultural e Sociedade. A partir do estudo desenvolvido, em 2011 foi Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Formação Cultural e Sociedade – GEFOCS.O grupo está cadastrado no diretório de grupos de pesquisa com três linhas de pesquisa, a saber: a) Educação e produção do conhecimento nos processos pedagógico, cujo objetivo se configura em constituir e fomentar pesquisas com bases teórico-metodológicas do conhecimento, que sustentam os processos pedagógicos. Elaboração e apreensão de conceitos nas práticas pedagógicas; b) Educação, formação e inclusão escolar é uma linha mais recente que visa estudar e pesquisar as políticas, as experiências educativas e formativas da inclusão escolar. Por fim, a linha c) Formação cultural e sociedade em que o objetivo central é investigar a condição da educação, vinculada a uma profunda reorientação nas teorias e nas práticas formativas na sociedade atual.As linhas pesquisas tem como base referencial a Teoria Critica da Sociedade da Escola de Frankfurt de autores como Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamim, Herbert Marcuse, articulando trabalhos de pesquisa com autores como Zygmunt Bauman, Slavoj Žižek, Angela Davis e outros e outras. Suas obras transitam por diversas áreas do conhecimento tais como: a filosofia, a sociologia, em estudos da psicanálise e das ciências históricas, além da crítica musical e literária. Seu diagnóstico acompanha as produções da primeira geração da Teoria Crítica, reunida no Instituto de Investigação Social, em Frankfurt, na Alemanha.Com o propósito de consolidação do GEFOCS, em 2013 foi criado o Colóquio sobre Educação, Formação Cultural e Sociedade (CEFOCS), evento que acontece bianualmente. Este Colóquio apresentou-se como um lócus de discussão de projetos e resultados de pesquisa e trocas de experiências dos membros do grupo, integradas à graduação e pós-graduação, em especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado (PPGE/UNESC). Esse evento se constitui na colaboração e na integração entre pesquisadores, professores e acadêmicos, para debater conhecimentos, práticas e saberes que permite compartilhar diagnósticos, ações institucionais e amostras de investigação.No ano de 2018 organizamos uma Jornada Interinstitucional de Educação com as participações dos seguintes pesquisadores: Professor Dr. Christian Muleka Mwewa (UFMS); Prof. Dr. Amarildo Luiz Trevisan (UFSM); Profa. Dra. Luzia Batista Oliveira Silva (USF); Essa Jornada resultou outras parcerias e intercâmbios, tais como bancas de doutorados e mestrados. Organização de uma coletânea e publicação de artigos em parcerias, particularmente, com o prof. Christian Muleka Mwewa e a prof. Luzia Batista Oliveira. Também no ano de 2018 foi desenvolvido atividades de intercâmbios pelo Lider prof. Dr. Alex Sander da Silva com proferimento de duas palestras na Universidad San Martin, na Argentina, entre 18 a 21, a convite da coordenadora do Mestrado em Educação, Linguagens e Meios na Escola de Humanidade, profa. Dra. Monica Pini. Em Buenos Aires e em La Plata, na Argentina, o professor Alex Sander participou de uma reunião com os professores doutores da Universidad Nacional de La Plata, profa. Dra. Ana Sabrina Mora, Profa. Dra. Mariana Ercoli e Prof. Dr. Emiliano Gambarrota. Também participou como EXPOSITOR no Seminário Internacional “Desigualdad Socio-Educativa Y Estrategias Para Su Amortiguación: Clase, Género Y Etnia En El Espacio Escolar”, que aconteceu no departamento de Postgrados da Universidad de la Republica – Uruguai no día 13 de Junho de 2018. Cabe ressaltar, ainda, que o professor Alex Sander é membro da SETC, Sociedade de Estudos de Teoria Crítica (Espanha).No ano de 2019 organizamos a I Jornada Internacional de Educação com a participação do Professor Dr. Christian Muleka Mwewa (UFMS), co-organizador, com a participação da profa. Dra. Ana Sabrina Mora (UNLP) e da Profa. Dra. Mariana Saez (UNLP). Também no ano de 2019 publicamos o livro “Educação e Experiência Estética”, organizado com a professora Luzia Batista de Oliveira Silva o livro “Educação, Estética e Experiência”, uma coletânea que congregou pesquisadores de diversas Instituições nacionais.
Participantes:
Prof. Dr. Alex Sander da Silva (Lider);Profa. Dra. Daiani Barboza (Vice-lider)Prof. Dr. Christian Muleka Mwewa – UFMS (Doutor) Campus Três Lagoas/MSProfa. Dra. Marta Regina Furlan de Oliveira – UEL (Doutora) – Londrina/PRJeferson Luiz de Azeredo – Doutorando – UNESCGisele da Silva Rezende da Rosa – Doutoranda – UNESCKaroline Cipriano dos Santos – Mestranda – UNESCAmanda dos Santos Vieira – Mestranda – UNESCAltemir Schwarz – Mestrando – UCS – Caxias do Sul/ RSGuilherme Orestes Canarim – Graduando – Uniasselvi – CriciúmaMaria Gliselda de Luca – Graduanda UNESCEncontros/ReuniõesReuniões quinzenais, realizadas nas quinta-feira, das 17 às 19 horas sala de Reuniões do PPGE-UNESCOutras Informações
Pesquisadores/as parceiros/as:
Profa. Dra. Roselaine Ripa –UDESC – Líder do NEXOS: Teoria Critica e Pesquisa Interdisciplinar-SulProfa. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva – Líder do Grupo TCTCLA – PPGSSE/USF),Prof. Dra. Ana Sabrina Mora – UNLPProfa. Dra. Mariana Saez – UNLPAtualmente o GEFOCS desenvolve dois grandes projetos de pesquisas financiados:Expressividades estéticas, decomposições imagéticas e constelações formativas em Adorno e Žižek – agencia financiadora – CNPq Edital Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal/Faixa B;LAB-GEFOCS – Laboratório de Estudos e Pesquisa Sobre Educação, Formação Cultural e Sociedade – agencia financiadora FAPESC- Edital de Chamada Pública FAPESC/CNPQ Nº 06/2016 Apoio A Infraestrutura de CTI Para Jovens Pesquisadores;
Contatos:
Prof. Dr. Alex Sander da Silva (Líder) – Email: alexsanders@unesc.netProfa. Dra. Daiani Barboza (Vice-líder) – Email: daianib@gmail.com
Sede Institucional da Universidade Estadual do Maringá (UEM)
Pequeno Histórico
Participantes:
Pesquisadores/as parceiros/as:
Contatos:
Prof. Dr. Robespierre de Oliveira (UEM)roliveira@uem.br
Sede Institucional da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Pequeno Histórico
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM TEORIA CRÍTICA, CULTURA, ESTÉTICA E EDUCAÇÃO – CRÍTICAdgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5421856445555070O Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Crítica, Cultura e Educação – CRÍTICA dedica-se a estudos realizados por pesquisadores das áreas de Teoria Crítica da Sociedade, Cultura, Formação Humana e Indústria Cultural, Estética Filosófica, Educação e Direitos Humanos. Formalizado no diretório de pesquisa do CNPq em 2024 (link), com o objetivo de ampliar estudos e pesquisas relativas ao projeto de pesquisa “Literatura, memórias e testemunhos da realidade”, criado em 2021 e seus subprojetos em andamento, os pesquisadores cadastrados consideraram, diante do cenário histórico, social e político e sua complexidade, sobretudo a relação entre educação e cultura, a necessidade de aprofundamento da reflexão crítica em meio às grandes mudanças tecnológicas e à nova configuração social, em diálogo com instituições nacionais e internacionais.Espera-se que a aproximação entre os campos do saber possua o mérito de atravessar e debilitar fronteiras entre disciplinas e conhecimentos, para se deter à necessidade de combinar história, teoria social, política, formas ideológicas e estudos de mídia/cultura para adequadamente contextualizar, analisar, interpretar e criticar. Em interação com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG, o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG e outras Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, proporcionará produções e práticas coletivas de modo a gerar impactos políticos e sociais. A produção dos pesquisadores envolve artigos, livros, traduções, palestras, cursos, seminários, colóquios e reuniões de estudos e pesquisas.
Objetivos
Este grupo de pesquisa compõe duas linhas de pesquisa e tem como objetivos:a) Promover estudos e pesquisas entre várias áreas de conhecimento relacionadas à cultura e à educação no campo das ciências humanas, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG, no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFG, em outras Unidades Acadêmicas da UFG e em colaboração com o Grupo de Teoria Crítica da Universidade Federal de São Carlos e diferentes Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais;b) Desenvolver estudos e pesquisas a partir dos fundamentos da teoria do conhecimento, de autores da Teoria Crítica frankfurtiana e contemporâneos, que contribuam criticamente para os estudos e investigações referentes aos campos da cultura e sua constituição, da cultura digital, da estética filosófica, da arte e da educação em diferentes áreas do conhecimento;c) Compreender a literatura no campo da estética e da teoria literária como conhecimento crítico da realidade social e suas formas de atuação, objetiva e subjetivamente, no campo das produções audiovisuais, da cultura, da educação, da formação humana e do leitor literário da educação básica (discentes e docentes);d) Promover projetos em conjunto, subprojetos e projetos específicos, grupos de estudo, transmissão ao vivo de eventos e apresentações on-line, conferências, encontros, seminários, simpósios, cursos de extensão e publicações alusivas à Educação em diálogo com os temas das Linhas do Grupo CRÍTICA.
Resultados
A proposta da criação do grupo de pesquisa, em andamento com seus estudos e pesquisas, proporcionou a formação de duas Linhas de Pesquisa, a saber:
Teoria Crítica, Estética e Educação Ementa: Desenvolver estudos e pesquisas a partir dos fundamentos da teoria do conhecimento, como Friedrich Hegel, Immanuel Kant, Karl Marx e Sigmund Freud; de autores da Teoria Crítica frankfurtiana, como Herbert Marcuse, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Walter Benjamin; e de autores contemporâneos que contribuam criticamente para os estudos e investigações referentes à educação, aos campos da cultura e sua constituição, da cultura digital, da estética filosófica, da arte e da formação em diferentes áreas do conhecimento, como: Artes, Filosofia, História, Literatura, Direito, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, entre outras.
Promover projetos em conjunto e subprojetos, grupos de estudo, publicações e eventos científicos relacionados à Educação.
Formação Humana, Arte, Cultura e Educação Ementa: Compreender a literatura no campo da estética e da teoria literária como conhecimento crítico da realidade social e suas formas de atuação, objetiva e subjetivamente, no campo das produções audiovisuais, da cultura, da educação, da formação humana e do leitor literário da educação básica (discentes e docentes).
Promover projetos em conjunto, subprojetos e projetos específicos, grupos de estudo, transmissão ao vivo de eventos e apresentações on-line, conferências, encontros, seminários, simpósios, cursos de extensão, e integrar ações de extensão e publicações alusivas à Educação.
Pesquisadores Permanentes
Dra. Márcia Ferreira Torres Pereira
Dra. Ilma Socorro Gonçalves Vieira
Dra. Cleudes Maria Tavares Rosa
Dra. Cleiry de Oliveira Carvalho
Dr. Ednei de Genaro
Dra. Jussimária Almeida dos Santos
Dra. Luciana Tosta Schnabl
Dr. Nivaldo Alexandre de Freitas
Me. Andréa Alves da Silva Souza
Me. Ellen Torres Pereira
Me. Paola Nunes de Souza
Pesquisadores Associados
Dra. Ana Paula dos Santos de Sá
Dr. Ednei de Genaro
Dr. Fernando Sepe Gimbo
Dra. Jussimária Almeida dos Santos
Dra. Márcia Ferreira Torres Pereira
Dra. Marilza Vanessa Rosa Suanno
Dra. Roberta Carvalho Cruvinel
Colaborador Estrangeiro:
Franklin Jhonatan Barreto Ordóñez – República da Colômbia
Estudantes:
Elisa Moreira Ferreira
Guilherme Rodrigues Maia Pimenta
Leila Gomes de Luz Sousa
Luana Viana de Sousa
Maria Fernanda Medeiros Soares
Vitória Gabriella Souza Nunes
Marinalva Maniçoba de Lira
Roberta Barbosa dos Santos
Valdirene Aparecida de Oliveira
Contato
E-mail: marcia_torres_pereira@ufg.br
Unidade CEPAE: Avenida Esperança, 1533 – Universidade Federal de Goiás (Campus Samambaia), Goiânia, GO. CEP: 74690-900
Faculdade de Educação – Programa de Pós-Graduação: Rua 235, 307 – Setor Leste Universitário, Goiânia, GO. CEP: 74605-050